29/01/2008

Férias...

... em casa, com a Mafalda. Para recuperarmos, as duas, das noites mal dormidas no Hospital. Até segunda!

28/01/2008

Uma semana para esquecer…

Uma bronquiolite aguda por VSR fez com que a Mafalda estivesse internada de terça a sexta-feira. Tudo começou há mais de uma semana quando, depois de um telefonema à pediatra, fomos às urgências do Hospital Pediátrico da Trindade. Um dia depois de ter acabado um antibiótico, a Mafalda começou a ter febre, muita pieira e tosse. No hospital disseram-nos, após um Raio-X, que ela tinha os pulmões com secreções, e receitaram novo antibiótico. Dois dias passaram e a situação continuava na mesma, além de ter perdido o apetite.
Fomos então às urgências do Hospital de Gaia, uma vez que ela nasceu lá e teve as consultas de desenvolvimento. Depois de várias nebulizações e mais um Raio-X, viemos para casa.
Na terça-feira, a febre continuava e as dificuldades respiratórias eram ainda maiores. Voltámos às urgências de Gaia. Diagnóstico: uma infecção respiratória. Como tinha a saturação a 87%, a opção foi interná-la. De terça a sexta foi aspirada várias vezes ao dia, a febre passou – os 5 dias da praxe -, mas mesmo assim as secreções eram muitas e a tosse horrível. Na sexta-feira, quando ela teve alta, a pediatra disse-nos que tinha uma bronquiolite aguda por VSR (vírus sincicial respiratório), um “bichinho mau”.
Com ventilan, pulmicort e novo antibiótico, os dias vão passando agora com mais calma, com menos tosse e sem febre, mas em casa.

Adenda: Por causa deste longo episódio, perdeu algum peso… está uma piasquinha, mas felizmente sempre, sempre bem disposta. (A médica da Trindade olhou para ela e disse: com essa cara e boa disposição, não tem nenhuma pneumonia. Não tinha, é verdade… mas o diagnóstico dela, mesmo com um Raio-X, estava errado)

15/01/2008

19 meses

Com 19 meses sabes perfeitamente aquilo que queres:
- Dizes “tenta” (senta), e com a mão pedes para eu me sentar ao teu lado.
- Dizes “deta” (deita), e com a mão pedes para eu me deitar na almofada
- Onde está a Mafalda? – pergunto. “Qui”, e apontas para ti.
- Conheces o nome de todos os teus bonecos, desde o cão, ao coelho à borboleta, ao “Guca”, ao “poto” – um garfield vestido à Porto. Brincas com eles e dás-lhes a comida.
- Continuas a trepar para cima do tampo da cadeira da papa.
- Pões a carteira ao ombro, vais para a porta e dizes “xau”. Agora também diz “pota, pota”, pedindo para a abrir
- Sobes sofás e cadeiras, apesar de seres pequenina.
- Pedes para ver o “Guca” no DVD.
- Sobes para o teu banquinho e começas a meter os dedos nos botões do DVD e do vídeo.
- Já dizes "é meu”. Não sei quem te ensinou…
- Queres calçar as “meinas” (meias) antiderrapantes cada vez que vais para o chão.
- Atiras os brinquedos para baixo dos móveis e perguntas “on tá?”
- Sabes o teu nome: “mafalha”.
- Já sabes onde não podes mexer – embora mexas –, dizes “não” e abanas o dedo.
- Imitas os sons dos animais e sabes os nomes deles.
- És teimosa q.b. Um dia o Pai viu uma rã na televisão, e disse-te “”. E tu: “pato”. E ele “”, e tu “pato”… e afinal tu também tinhas razão. Sabes o que é um sapo, mas chamas-lhe “pato”.