31/10/2008

Consulta de cardiologia

Hoje, bem cedinho, fomos à consulta de cardiologia pediátrica. Tive de lhe dizer que antes da escolinha íamos a um sítio, e não ao hospital. Mas mal lá chegamos, perguntou logo: “Não há picas, não?”. Este é o medo dela.
Fomos atendidos rapidamente, fez a ecografia e estava tudo bem. O canal está fechado e o “clip” continua no sítio. Agora, nova consulta para Outubro de 2009, e a ver vamos se é dessa – aos 3 anos - que a Mafalda tem alta da cardiologia pediátrica.
(A Mafalda foi operada quando tinha apenas dois meses e meio a um sopro cardíaco – persistência do canal arterial).

24/10/2008

SONETO DE ANIVERSÁRIO

(UM POEMA DE VINICIUS PARA A SUSANA)
Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.

Vinicius de Moraes (Rio, 1942)
Como tinha dito no post sobre o aniversário da minha mãe, hoje a Madrinha da Mafalda, e uma das minhas maninhas, faz 33 anos. Não podia deixar passar este dia sem lhe dedicar este poema. Também por isso, aqui fica uma foto tirada pelo Mateus da sua Mamã e do seu maninho David.

23/10/2008

Diálogos II

- Mafaaalda!
- Vou já!
....
- Mafalda, dá-me um beijinho.
- Mais logo...
...
- Mãe, tenho fio nas pernas
- Pois, estás de saias.
- E onde tão as calças?
....
E, pronto, ficamos assim.

21/10/2008

Susto: pronação dolorosa

Ontem foi dia de mais um susto. Na habitual hora de brincadeira em cima da cama, com saltos e cambalhotas à mistura, o Jorge agarrou na Mafalda pelo braços para a colocar na cama e… “dói, dói, dói”, dizia ela, com muito choro à mistura. Deixou de mexer o braço, apesar de tentar mexê-lo, e só chorava. Nós já sabemos que a Mafaldita só chora quando dói mesmo… Se é uma coisa leve, chora uns segundos e passa. Mas o choro não passava.
Fomos directos para o Hospital Privado da Boavista, foi logo vista por uma pediatra que decidiu chamar um ortopedista. No entretanto, pediu também um Raio-X, não fosse ela ter “partido” alguma coisa. Mas avisou-nos logo que deveria ser uma Pronação Dolorosa. E foi! Mal chegou o ortopedista, mexeu-lhe no cotovelo, fez um movimento ligeiramente brusco, e ficou tudo bem. Deixou de chorar, quis logo brincar, e parecia que não se tinha passado nada. Esta foi a segunda vez que isto aconteceu. Já há mais de um ano que não se passava nada. Agora, temos que ter cuidados redobrados, pelo menos até ao cinco anos, pois é algo que pode voltar a acontecer e com alguma frequência.
Pronação Dolorosa:
– O que é?
É um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular. O rádio é um dos ossos do antebraço e cabeça do rádio é a porção deste osso que participa da articulação do cotovelo. O ligamento anular envolve a cabeça do rádio como um anel. Esta lesão ocorre em crianças menores de cinco anos, devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto.
– Como tratar?
Leve a criança para o hospital o mais rápido possível. O ortopedista irá colocar o osso de volta em seu lugar, normalmente sem a necessidade de nenhum tipo de anestesia. Este procedimento é bastante simples, mas deverá ser realizado apenas por pessoas treinadas
Logo depois do procedimento os sintomas desaparecem e a criança volta a mexer o braço normalmente, sem dor. Habitualmente não há necessidade de nenhum tipo de tratamento depois da redução.
– Prevenção:
Evite puxar a criança pelas mãos, especialmente se esta já tem história de pronação dolorosa. Neste caso oriente também parentes e as outras pessoas que terão contacto com a criança.

17/10/2008

Parabéns Vovó (da Mafalda)!

Começou a época das festas e dos presentes. Não sei porquê, para mim, os aniversários eram como os anos lectivos – por épocas – havendo quase todos os meses uma festa. Começavam em Outubro e “acabavam” em Julho… Agora, com sobrinhos, cunhados, afins e correlativos… a época das festas e dos presentes é todo o ano. Hoje é a minha mãe linda (65 aninhos), ontem foi o cunhado Nuno, e na próxima sexta é a mana (madrinha da Mafaldita) Susana. Este mês de Outubro são só três, mas há um mês em que são cinco! A carteira e a linha é que sofrem, mas a verdade é que vale bem a pena!

02/10/2008

Diálogos

Pego no telemóvel e ligo ao J. Quando desligo, ela:
- Quem era?
- O Papá.
- É o teu marío (marido)?

(A noção de meu, teu, nosso tem sido um processo algo difícil, mas aos poucos ela está a assimilar)

- Logo vamos ao paque?
- Sim, mais logo, depois da escolinha.
- Mamã, Mamã... diz “pomete”
- Prometo, Mafalda