09/11/2007

Palavras e mais palavras

Não me posso queixar da Mafalda em termos de desenvolvimento e fala. Já diz imensas coisas e percebe também muitas coisas.
- Digo: Vai buscar a carteira da mamã. Ela vai ao sofá da entrada, atira a carteira para o chão e depois tenta pegar nela. Se não consegue, faz de conta que está a fazer muita força com um “huuuummm” e depois arrasta-a pelo chão.
- Diz manana (banana), gute (iogurte) pupa (fruta), pato (sapato), caça (calça) bata (bata) meina (meia), tuz-tuz, hem é? (truz-truz, quem é?)
- Ontem disse-lhe que o Pai tinha ido à rua e ela disse logo “gua” (por vezes consegue colocar os r’s)
- Imita os sons dos animais e consegue distingui-los perfeitamente nos livros.
- Conhece todos os tios, primos e amigos pelo nome, e di-los à maneira dela, como ané (André), mona (Mónica) gute (Rute), e muitos mais…
- Agora está na fase de chamar de chamar joije ao Pai. Quando lhe mudo a fralda e preciso de ajuda – ou porque faltam fraldas, ou porque sujou o body – chamo o Jorge. Ela como malandreca que é, mal a deito no fraldário, começa logo: joije, joije, joije. E não se cala enquanto o Pai não chega.

5 comentários:

MTOCAS disse...

hehehe que must :)
tá uma curtida :)
logo logo falará pelos cotovelos como a mãe :)

Mamã dos Diabinhos disse...

Já diz bastantes coisas... Cada um no seu ritmo.
beijos

Cocas disse...

Eita tantas actualizações de uma vez só! Hehehe!

Eu tb dei a vacina dos 15 meses atrasada, mas as emfermeiras dizem que nao tem problema, o que interessa é dar! :)

Tantas palavrinhas que ela já diz! Realmente as meninas são muito mais avançadas, o meu Gui poucas coisinhas diz, mas para a asneirada está já bem avançadinho! Hihihi!

Beijinhos
Cocas

G. disse...

Olá mamã Elsa, este post - apesar de me deixar orgulhosa - tem mais a ver com uma situação que a Mafalda passou quando tinha 2 meses e meio. Ela foi operada, e durante a cirurgia teve uma paragem cardíaca. Na altura, e como era muito pequenina, disseram-me que - embora fosse improvável - ela poderia ter sofrido alguma lesão cerebral. E que isso só se veria com o passar dos meses. Aos 6 meses ela estava bem, e o desenvolvimento também, e agora com 17 meses está optima!
Isto da fala é muito relativo, eu sei, pois tenho muitos exemplos na família (somos 9 irmãos). Uns começaram a falar cedo, outros só depois dos 2 anos.
beijinhos para ti, para a Cocas e para a EU, e obrigada pelos comentários

rute disse...

E eu acho óptimo que ela diga o meu nome da mesma forma que diz iogurte. Iogurte é bom, é docinho e faz bem, como eu a ela!!! Beijinhos.