06/12/2007

A fase das mordidelas

Desde que nasceu, a Mafalda nunca foi uma bebé de colo. Não por vontade minha, mas sim dela. Sempre se sentiu incomodada com os apertos, e começava sempre a mexer-se estava no colo de alguém. Preferia ficar quietinha no sofá ou então – numa fase posterior – à vontade, e sozinha, no parque. Desde que começou a andar sempre foi muito independente. Ai de quem a agarrasse ou tentasse pegar nela ao colo. Mesmo quando está doente, fica apenas uns minutos no colo. Começa a dizer “chão, chão…” e não se cala enquanto não estiver no chão.
E esta independência nota-se no Infantário. Alguns dos amiguinhos dela gostam de agarrar e de lhe dar beijinhos. Ela lá vai aguentando as investidas… até à terceira ou quarta vez. Nessa altura, e como é pequenina, ferra o que estiver “mais à mão”. A primeira vez foi a bochecha de um coleguinha. Ficaram lá os dentes marcados. A segunda, ontem, foi a mão de uma coleguinha. Só que, desta vez, a Educadora chegou a tempo, e a ferradela foi leve.
Quanto a isto, não sei que faça. Alguém tem sugestões?

8 comentários:

Teresinha disse...

LOLOLOLOLOL!
É assim mesmo Mafaldinha! Nunca vais precisar de ter aulas de auto-defesa, com esta escolinha toda!...
Agora a sério, não sou nenhuma pedopsicóloga, mas acho que não há nada que possas fazer, mana! Além de, quando estiveres presente, estares atenta para a impedires a tempo... De resto, ela é uma criança, e esse deve ser o instinto de defesa... Devias era estar contente por ela não ser nenhuma tótó! :-d

beijos!

rute disse...

Um açaime? Brincadeirinha.

Luna disse...

ai graça estou problema semelhante com o Migas, estou a espera de sugestões que te derem.
bjos e até manhã
luna

Maria Lavrador disse...

Não te posso ajudar pq o meu filho é precisamento o contrário, adora dar miminhos às meninas e diz que não lhes faz mais porque "elas não deixam..."

Bjs e bom fim de semana

Maria Pereira

HOPE disse...

A educadora do Francisco na reunião com os pais alertou-os para a fase das mordidelas, beliscadelas e afins. Passam todos por isso, uns mais outros menos. Faz parte! Nós temos que estar mais alerta e repreender sempre que aconteça.

Gostei de te conhecer ao fim de tanto tempo!

Bjs ;)

Mamã dos Diabinhos disse...

TB ACHO QUE É UMA FASE E DEPOIS PASSA...
BEIJOS

A Saltarica... disse...

Amiga passo por cá para deixar um beijinho, e desejar-lhs um Natal muito feliz!

p.s. o meu anda na fase das beliscadelas, a minha cara que o diga e nao sei o q fazer...

Beijocas

Mamã dos Diabinhos disse...

Passei para vosdesejar um Feliz Natal com tudo de bom. beijos