14/02/2007

Gripe, bronquiolite e cinesiterapia

A primeira palavra é banal, a segunda mais ou menos, mas a terceira… nunca tinha ouvido falar. Tem sido esta a minha sina. No início de Fevereiro, nova gripe. Uma semana depois, e como a febre não baixava e a tosse era muita, fomos ao Hospital Pediátrico da Trindade. Um raio-x confirmou a bronquiolite. Além das nebulizações com Ventilan e Atrovent, e do antibiótico, o médico aconselhou a cinesiterapia, ou, para leigos como eu, fisioterapia respiratória.
Depois de uma consulta com uma médica fisiatra – com a Mafalda a ter um ataque de tosse monumental – ficaram marcadas algumas sessões. Para já foram duas, e posso dizer que os resultados estão à vista. Já dorme melhor, come melhor, embora a tosse ainda persista. Quanto à terapia, tem sido choro, muito choro. Não sei se por ser feita por alguém estranho, se pelas massagens em si. Até ao dia 28, o martírio – para ela e para nós, que custa vê-la chorar – vai continuar.
Entretanto, apareceu mais um dente. O segundo no espaço de um mês. Este foi mais ou menos pacífico, se calhar porque coincidiu com a gripe.
Amanhã tem consulta na pediatra, a dos 8 meses. A ver vamos se engordou, pelo menos, um bocadinho.

Cinesiterapia
(do Gr. kínesis, movimento + therapeia, terapêutica)
s. f., Med.,
designação dos processos terapêuticos que forçam o organismo a realizar movimentos activos e passivos.

Sem comentários: