25/10/2007

Um milagre da ciência (I)

Por opção, e apenas por opção, esta é a primeira vez que falo neste assunto. E falo porque foi há dois anos, no dia 25 de Outubro, que descobri que estava grávida.
Se um dia a Mafalda me perguntar como se fazem os bebés, terei de lhe explicar que, além do método tradicional, a ciência também ajuda e muito! E que foi através da ciência e dos avanços da medicina que ela foi feita. Dir-lhe-ei, ainda, que foi feita num frasquinho de vidro, mas mesmo assim com muito amor!
A Mafalda é, para mim, um milagre da ciência. Foi-o desde o princípio. Já tinha 38 anos quando fiz o segundo tratamento (FIV+ICSI). Na altura, as expectativas não eram muitas, as doses hormonais eram cavalares e mesmo assim consegui 2 lindos óvulos. Um deles resultou… Apesar de todos os percalços da gravidez – estive quase sempre de baixa médica – e de um nascimento prematuro e com problemas cardíacos (entretanto ultrapassados), quando olho para trás, vejo que tudo valeu a pena… Sinto-me a mulher mais realizada do mundo quando chego a casa e ela vem a correr a dizer mamã, mamã, dá-me um abraço apertado e faz-me festinhas no pescoço. Por tudo isto, valeu e vale a pena acreditar!

4 comentários:

Mamã dos Diabinhos disse...

Valeu a pena...
Ainda bem que a ciencia contribui para estes milagres.
E um mano para a Mafalda, não???
Beijos

HOPE disse...

Vale sempre a pena acreditar! Sempre!

Vais ter que explicar à Mafalda o mesmo que eu vou ter que explicar ao Francisco. Mas cá em casa já somos peritos em explicações. Como adoptamos o R e o P tivemos que explicar o que é a adopção. Com o nascimento do Francisco já aproveitamos para explicar que os bebés se fazem de várias maneiras! Imagina que até já lhes mostramos quem ajudou a fazer o Francisco, quando, um dia, o Prof. Alberto Barros apareceu na TV!

Há que encarar e explicar as coisas com toda a naturalidade. Expliar tudo como se fosse um dado adquirido, como se fosse a coisa mais normal que existe à face da terra! É mais fácil para eles entenderem o "normal", entendes?

Vai ser pera doce...!

Bjs ;)

rute disse...

Eu sei que ela é linda e que os pais não podiam estar mais babados. Beijinhos.

G. disse...

Mamã Elsa: Infelizmente, já é tarde para lhe dar um mano, mas felizmente a família é grande e sei que ela nunca será "filha única", apesar de o ser.
Hope: São pessoas como tu que nos fazem acreditar. Foi a ti que eu recorri no início dos tratamentos. Obrigada pelas tua palavras e também pela tua coragem.
Rute: Além de linda, é simpática, não é?
beijinhos